Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Paratleta de São Carlos ganha 6 medalhas no Paulista de Natação

Compartilhe:
henrique_nasser_790x444_09122019215832

Henrique Nasser também bateu recordes nas provas de 50 e 100 metros livres

 

Luã Viegas | ACidadeON/São Carlos

 

O paratleta de São Carlos, Henrique Nasser, de 38 anos, ganhou cinco medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Paulista de Verão de Paranatação, disputado em Araraquara, no dia 30 de novembro. Ele também bateu recordes nas provas de 50 e 100 metros livres.

“Em doze anos de natação, eu nunca consegui um recorde, esse foi o primeiro que eu consegui. Isso para nós, atletas em geral, é um grande motivador. Então a gente acaba buscando com esse resultado uma energia positiva para seguir com os treinos”, explicou o nadador.

Apesar de ter começado na natação aos 10 anos, em decorrência de um tratamento ortopédico, Nasser somente iniciou a carreira esportiva quando já estava com 26 anos. “Eu fui convidado pelo São Carlos Clube a integrar a equipe daqui e dei início na minha carreira como atleta. Desde então, eu venho participando dos campeonatos”, afirmou.

Em 12 anos de trajetória, além dos campeonatos paulistas, jogos abertos e regionais, o paratleta conquistou oito títulos brasileiros e um mundial.

Advogado concursado na Câmara Municipal de São Carlos, Nasser também faz doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para conciliar os diversos compromissos com a carreira nas piscinas, o paratleta explicou que é preciso ter muita disciplina e força de vontade.

“Tem que ser bem organizado, bem estruturado. Eu faço minha carga de trabalho diária e já levo a minha sunga, deixo minha mochila no carro e venho direto para o clube fazer o treino. Isso de segunda a sexta-feira, o que dá uma média de três quilômetros por dia na piscina. É uma rotina bem cheia, mas a gente consegue administrar”, contou.

Doutorado  

Henrique também contou que é o primeiro deficiente a fazer doutorado no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar.

Em sua pesquisa, ele vai mostrar como está o processo de adaptação nos aeroportos do Brasil para receber pessoas com deficiência. “É o ciclo completo, desde a compra da passagem até o final do destino dela. Então nós vamos fazer toda essa análise para tentar mostrar uma solução viável nesse sentido”, contou Nasser.

2020

Após fechar o ano de 2019 com medalhas e recordes no Campeonato Paulista, o paratleta já projeta disputar pelo menos quatro competições em 2020: Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Jogos Regionais e os Jogos Abertos.

Por fim, Henrique explicou que o desempenho no Campeonato Brasileiro é que vai definir se ele também vai conseguir disputar o Campeonato Mundial e as Paralimpíadas.

henrique_nasser_790x444_09122019220059

Deixe seu comentário: