Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE RETIRA 12 CAMINHÕES DE INSERVIVÉIS DO EDUARDO ABDELNUR

Compartilhe:
7d3d7aaf-0200-406c-88cd-6e6ea4a92101

A Prefeitura de São Carlos realizou no último sábado, dia 26 de novembro, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypyi, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febra Amarela, no Residencial Eduardo Abdelnur.
Os agentes de combates às endemias, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, que disponibilizou caminhões e ajudantes, fizeram a distribuição de panfletos educativos, vistoria de imóveis com eliminação de criadouros e recolhimento de inservíveis encontrados nas áreas de risco. Doze caminhões foram retirados do bairro com vários tipos de inservíveis.
Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, acompanhou o trabalho juntamente com os agentes de combate às endemias. “Os agentes trabalharam com orientação à população, vistoriando as residências e eliminando criadouros. A limpeza também foi realizada nos terrenos baldios, além de atuar na remoção de materiais inservíveis. Precisamos que a população participe e colabore nos mutirões, como fizeram os moradores do Eduardo Abdelnur, permitindo a entrada dos agentes de endemias”, ressalta a diretora.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o bairro possui muitos locais que acumulam resíduos domésticos, entulhos e todo tipo de material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da Dengue. “Durante o mutirão aproveitamos e já realizamos roçada, capinação e remoção de entulhos, por isso utilizamos pá-carregadeiras”, explicou Olmo.
A eliminação dos criadouros ainda é a medida mais eficaz para combater o mosquito Aedes aegypti”, garante Denise Scatolini, chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação do Departamento de Vigilância em Saúde.
Os maiores índices de infestação pelo Aedes aegypti são registrados em domicílios urbanos. O Aedes é um mosquito que tem hábitos domésticos. Por esse motivo, é preciso o empenho da população para eliminar os criadouros, realizando a inspeção de suas casas pelo menos uma vez por semana.
As principais medidas para eliminar a formação de criadouros são: manter as caixas-d’água bem fechadas; lavar com água e sabão tonéis, galões ou depósitos de água e mantê-los bem fechados; limpar e remover folhas das calhas deixando-as sempre limpas; retirar água acumulada das lajes; desentupir ralos e mantê-los fechados ou com telas; lavar plantas que acumulam água como as bromélias; evitar utilizar pratos nas plantas, se desejar mantê-los, colocar areia até a borda dos pratos de plantas ou xaxins; tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; retirar a água e lavar com sabão a bandeja externa da geladeira; lavar bem o suporte para garrafões de água mineral a cada troca; lavar vasilhas de animais com esponja ou bucha, sabão e água corrente; manter aquários para peixes limpos e tampados ou telados; manter vasos sanitários limpos e deixar as tampas bem fechadas; guardar garrafas vazias e baldes de cabeça para baixo; não deixar brinquedos das crianças jogados no quintal; jogar no lixo objetos que possam acumular água como latas, tampas de garrafa, casca de ovo, copos descartáveis; manter a lixeira sempre bem tampada e os sacos plásticos bem fechados; fazer furos na parte inferior de lixeiras externas; descartar ou encaminhar para reciclagem os pneus velhos ou furá-los e guardá-los secos e em locais cobertos.
Os moradores que tiverem alguma dúvida sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti podem entrar em contato com a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias pelo telefone (16) 3307-7405.

Deixe seu comentário: