Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Lucão Fernandes homenageou a vereadora Laíde Simões

Compartilhe:
thumbnail_Homenagem Vereadora Laíde

Ativista da proteção aos animais deixa Câmara após 20 anos

Ao se pronunciar na tribuna na sessão plenária desta terça-feira (15) – a última do ano -, o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, convidou a vereadora Laíde Simões  para tomar assento na presidência e promoveu uma homenagem à parlamentar que concluiu seu quinto mandato ao final desta Legislatura. Lucão solicitou aos vereadores que o acompanhassem na entrega de flores à parlamentar que exerceu mandatos desde 2001 e se destacou na defesa dos direitos dos animais. Ela não alcançou a reeleição no pleito de 2020.

Para Lucão, a vereadora Laíde “apenas faz uma pausa no mandato institucional e logo estará de volta porque a Câmara, a administração pública e a cidade necessitam de sua atuação, e seu entusiasmo e idealismo que fez ecoar no Legislativo durante 20 anos”.

O presidente da Câmara destacou o empenho da vereadora ao longo de seus mandatos, quando integrou a Mesa Diretora e as comissões técnicas da Casa, tendo assídua presença nas sessões e audiências públicas. “Laíde é uma pessoa determinada, extremamente responsável e sempre  muito leal e sincera. Diz o que sente e pratica o que fala”, declarou.

Lucão lembrou que Laíde, nascida na Capital, adotou São Carlos, estudou licenciatura em estudos sociais, trabalhou na CBT e implantou a sede da União Internacional de Proteção aos Animais (UIPA). Nos anos 80 a vereadora iniciou o trabalho em defesa dos animais inspirada na luta de sua mãe, que se dedicava a essa causa e faleceu no período em que Laíde começava a sua caminhada no Legislativo.

Lucão ressaltou que a parlamentar defendeu bandeiras como o respeito às mulheres e preservação do patrimônio histórico e cultural, e conseguiu aprovar leis de controle populacional de animais, posse responsável, o Código Municipal de Proteção aos Animais  e o Conselho Municipal de Defesa dos Animais. Também instituiu os títulos de Protetor de Animais e Protetor de Animais homenageado do ano.

“Se São Carlos está hoje  num patamar invejável na proteção aos animais, é considerada um exemplo nessa área, muito dessa condição se deve ao trabalho da Laíde”, afirmou o presidente.

“Como representante da população, apresento  o melhor reconhecimento da coletividade e um agradecimento de coração à vereadora Laíde Simões. Não há outra palavra a dizer senão gratidão. Seu nome está gravado em tintas fortes na história da Câmara Municipal”, concluiu.

NECESSÁRIA – Também o vereador Azuaite França (Cidadania) em sua fala expressou agradecimento à vereadora Laíde, “pessoa que trouxe para a Câmara a sensibilidade com relação aos desprotegidos”.

“Ninguém é insubstituível, mas existem as pessoas necessárias e Laíde das Graças Simões é uma pessoa necessária na Câmara Municipal. Ele destacou o caráter da vereadora e sua forma de conviver com vereadores, funcionários e munícipes ao longo dos mandatos. “Espero que  tenha deixado sementes nos caminhos que trilhou dando exemplo de defesa dos indefesos não só os animais, ela trabalhou pelas pessoas, pelas crianças, pelos deficientes e pelos idosos nestes 20 anos”, completou.

VEREADORA DESTACA CONQUISTAS – Em seu discurso de despedida, Laíde Simões afirmou: “Depois de tantas batalhas travadas, eu trago a certeza de ter cumprido o meu papel. Não tão somente como ativista do segmento ao qual me dediquei. Muito mais como mulher e cidadã, colocando-me a serviço da cidade, priorizando o bem comum e o interesse maior da coletividade são-carlense”.

Ela recordou  que em 2001 e 2002 todo subsídio recebido foi utilizado para bancar os atendimentos à população na área de proteção aos animais. No período foi criada a entidade Arca de São Francisco e, logo em seguida, aprovadas leis de iniciativa da vereadora. “Cumpri minha missão de buscar a mudança de comportamento das pessoas pela conscientização sobre o cuidado e guarda responsável dos animais. Isso numa cidade onde por muito tempo funcionava a carrocinha, onde cães eram jogados em córregos e onde jamais existiu antes  uma política para esse setor”, declarou. Ela assinalou que ações em defesa dos animais “precisam ser permanentes e não só um hobby ou modinha para exibir em rede social”.

Foto:

Vereadora Laíde é homenageada pelo presidente da Câmara, Lucão Fernandes, e por vereadores na última sessão da legislatura

Deixe seu comentário: