Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Governo de SP utilizará câmeras nos uniformes dos seguranças do Metrô

Compartilhe:
Câmeras-2-600x300

Equipamentos vão permitir aprimoramento e transparência na atuação dos agentes de segurança, além de padronização de procedimentos

Sex, 31/07/2020 – 13h48 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • Agentes de segurança do Metrô de São Paulo passarão a utilizar câmeras acopladas aos uniformes
  • Estado investiu cerca de R$ 400 mil em 350 câmeras portáteis, também chamadas de bodycams
  • Medida visa garantir mais transparência e aprimorar ações de prevenção e atendimentos

O Governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira (31), que os agentes de segurança do Metrô de São Paulo passarão a utilizar câmeras acopladas aos uniformes para aprimorar as ações de prevenção e atendimento a ocorrências. O Estado investiu cerca de R$ 400 mil em 350 câmeras portáteis, também chamadas de bodycams, para garantir mais transparência à atuação dos seguranças.

“Os agentes de segurança do Metrô de São Paulo passarão a utilizar câmeras acopladas aos uniformes, da mesma maneira que fizemos com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. As câmeras vão aumentar a transparência nas ações da segurança, melhorar a qualidade da segurança para os usuários e garantir bem-estar a todos que utilizam o Metrô para trabalhar e se deslocar”, destacou o Governador João Doria.

Os novos dispositivos têm a capacidade de gravar e tirar fotos em alta definição e contam também com bateria de longa autonomia e visão noturna, além de serem resistentes a quedas e água. Para que as câmeras passem a ser usadas, o Metrô está aplicando treinamentos aos 1200 agentes de segurança, para que todos estejam aptos à utilização da nova tecnologia.

Como estratégia de uso das câmeras, cada dupla de segurança terá um dos equipamentos que filmam ininterruptamente e devem ser acionados pelo agente para começar a gravar. O dispositivo é de fácil utilização, bastando apertar um botão para iniciar a gravação, que imediatamente passa a arquivar a filmagem de um minuto antes até o momento em que é desligada pelo segurança.

Todo o acervo da câmera é protegido com criptografia de alta segurança e não pode ser acessado pelo agente que a utilizou, para que não haja manipulação das imagens.

Além do aumento da transparência nas ações de segurança, a adoção dessa nova tecnologia permite mais padronização aos procedimentos de atuação dos agentes, produzindo provas para a utilização judicial, quando preciso. O uso da câmera também ajuda a proteger todos os envolvidos em ocorrências de falsas acusações.

Esse tipo de equipamento vem sendo utilizado por autoridades de segurança em outros locais com resultados consistentes, como nos EUA, onde houve a redução de incidentes com uso da força e da reclamação contra agentes policiais.

Até o final de outubro, todas as câmeras estarão à disposição para uso. Elas são enviadas para as bases de segurança, onde os agentes são instruídos sobre a forma correta de uso. Em agosto serão enviadas para oito bases das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata; em setembro para outras oito bases das linhas 1, 2 e 3; e em outubro para as duas últimas bases da linha 1-Azul.

Deixe seu comentário: