Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

EDUCAÇÃO VAI INAUGURAR SALA DE LEITURA DO PROJETO KIZOMBA NO CENTRO DE CULTURA AFRO

Compartilhe:
2204eae0-df6d-42e2-bb8f-de621f4e7903

 

2204eae0-df6d-42e2-bb8f-de621f4e7903

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove nesta quarta-feira (27/03), a partir das 14h, no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, localizado na Rua Dona Alexandrina, n. º 844, no centro, a inauguração da sala de leitura “Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonzalves e Silva” e a apresentação do Projeto Kizomba “Construindo Comunidade Antirracistas: a literatura como estratégia”.
A sala de leitura e o projeto foram possíveis graças a recursos conquistados via edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e também tem a parceria do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBISC). A parceria viabilizou a aquisição de 491 títulos de obras na maioria inéditas com conteúdo de formação de professores, ensino fundamental e médio, principalmente infantil e anos iniciais, importantes para se destacar a contribuição da cultura negra.
Foram convidados para participar da inauguração a turma de alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Janete Lia, premiada em 20 de fevereiro pelo Governo de São Paulo como uma das 120 melhores escolas do Estado pelo bom desempenho em alfabetização ao apresentar um Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 7,6 considerando uma escala de até 10 pontos possíveis, o que fez com que o município recebesse o prêmio “Município Destaque no Crescimento da Alfabetização”, além de uma nova turma da própria unidade escolar que vai fazer a avaliação de Fluência Leitora 2024. Durante o evento os alunos vão acompanhar uma contação de história.

PROJETO KIZOMBA – “Construindo Comunidades Antirracistas: a literatura como estratégia” consiste em compor acervo bibliográfico temático composto de livros, dissertações, teses, folhetos, obras de referência, periódicos, disponibilizado para a população são-carlense, de diversas faixas etárias, que poderão realizar consultas no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos para obter dados, acessarem pesquisas, conhecer e reconhecer as contribuições africanas e afrodescendentes nas diversas áreas do conhecimento.
A iniciativa atua na valorização de autores negros, no compartilhamento de saberes das populações de matrizes africanas, e outros povos historicamente invisibilizados, sejam tratadas como prioridade nas políticas de incentivo, sendo fundamental para o importante desafio da luta contra o preconceito racial, ao promover o envolvimento de toda a comunidade escolar, considerando os princípios de gestão democrática, e propondo um processo formativo que organize contextos coletivos de estímulo a uma reeducação progressiva de conhecimentos que passam por obras e textos, mas também por corporalidades.
O Projeto também atende as diretrizes das leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 para incluir a cultura afro-brasileira e indígena no currículo escola. O Kizomba “Construindo Comunidades Antirracistas: a literatura como estratégia” foi pensado através de diálogos com professores e educadores da rede pública, nas estratégias aplicadas para enfrentar as dificuldades de ser efetivamente aplicada.
A Sala de Leitura é uma homenagem à escritora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva autora da tese “Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro”, que após dezoito anos de seu doutoramento, sua tese serviu como documento para o reconhecimento da comunidade do Limoeiro como quilombo; ela também publicou “Histórias de Operários Negros” em 1987; escreveu o “O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos” com Luiz Alberto Oliveira Gonçalves em 1998; é autora de “Experiências étnico-culturais para a formação de professores” juntamente com Nilma Lino Gomes, publicado em 2002. Além de ter escrito o livro “Entre Brasil e África: Construindo Conhecimento e Militância” em 2011, onde relata suas vivências, a formação escolar, vida profissional e acadêmica, e as militâncias sociais e políticas pelas quais lutou. Por meio de sua nomeação pelo Movimento Negro, foi eleita conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação no período de 2002 a 2006. Neste cargo, foi relatora do parecer que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Deixe seu comentário: