Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Dia Municipal do Bibliotecário foi comemorado na Câmara

Compartilhe:
IMG_7139

A Câmara Municipal de São Carlos realizou na última quarta-feira, 3 de abril, na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene comemorativa ao Dia Municipal do Bibliotecário, onde foram entregues os títulos de Bibliotecária do Ano a Patrícia Fernanda de Camargo do Rio, e de Bibliotecária Homenageada do Ano a Maria de Fátima Silva.

A solenidade foi presidida pelo vereador André Rebello, e contou com o vereador Roselei Françoso como orador oficial. Também participaram do evento Cilmara Seneme Ruy, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas, Paula Tayssa Knoff, secretária municipal de Educação, na ocasião representando o prefeito Airton Garcia e o vereador Djalma Nery.

A realização da solenidade, que reconheceu os serviços prestados pelas bibliotecárias à comunidade, está prevista na Lei Municipal nº 14.194, de 2007, que regulamentou a comemoração do Dia Municipal do Bibliotecário em 12 de março.

Bibliotecária do Ano, Patrícia Fernanda de Camargo do Rio – Nascida em São Carlos, em 21 de agosto de 1979, Patrícia Fernanda de Camargo do Rio, é filha de José Carlos de Camargo e Regina Célia Munhoz de Camargo, já falecidos. É viúva de Mauro Marcelo Aparecido do Rio, com quem teve duas filhas: Letícia de Camargo do Rio e Manuela de Camargo do Rio.

Completou o Ensino Médio na escola Dr. Álvaro Guião, formando-se em 1997. Cursou Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduando-se em 2003. Fez uma segunda graduação em Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Paulista São José, formando-se em 2017.

Com rica experiência profissional, Patrícia iniciou sua carreira como estagiária Setor de Recursos Humanos e na biblioteca da Tecumseh do Brasil. Foi bibliotecária do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBI) e, desde 2003, atua na Biblioteca Municipal Profª Isabel Cristina Apolinário Hyppolito, localizada no bairro Boa Vista II.

Em 2005, ela participou do II Congresso Regional de Literatura Infanto-juvenil, cujo tema era “A leitura e o exercício da imaginação”. No mesmo ano, participou também do IV Workshop de Bibliotecas Públicas Municipais de São Paulo Região Central – São Carlos, promovido pela divisão de Bibliotecas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Seu terceiro Workshop, já em 2007, foi intitulado “Bibliotecas e a construção do conhecimento: da teoria à prática”.

Patrícia também participou do Encontro de Literatura Infanto-Juvenil, da Casa da Cultura, de Lençóis Paulista, em 2008, e da formação do projeto “Entre na Roda”. Promovido pela Fundação Volkswagen e realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) entre 2007 e 2008, o projeto incentivava a prática da leitura na escola e na comunidade.

Entre 2011 e 2021, Patrícia participou de diversos cursos, entre eles o curso “Técnicas para a Arte de Contar Histórias”, a “Oficina de Desenvolvimento de Equipes”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o curso “Bibliotecando Histórias” e o curso de Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Ela participou também do 2º Encontro de Bibliotecários da Região Central do Estado de São Paulo (ENBIESP), em 2018.

Além de dessas duas graduações, Patrícia formou-se em 2019, pelo Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET), como técnica de Nível Médio em Guia de Turismo, com eixo tecnológico em Turismo, Hospitalidade e Lazer, técnica em Guia de Turismo Regional do Estado de São Paulo, Guia de Turismo Nacional e Guia de Turismo Internacional.

Bibliotecária Homenageada do Ano, Maria de Fátima Silva – Nascida em Franca, filha de Armando Rodrigues da Silva e Tereza Sebastiana da Silva, já falecidos, Maria de Fatima Silva mudou-se para São Carlos, e formou-se em Biblioteconomia pela Fundação Educacional São Carlos (EBDSC).

É servidora do município desde 1º de janeiro de 1985. Sua primeira função foi de auxiliar de Biblioteca. Em 1991, foi designada a prestar serviço junto à escola “Coronel Paulino Carlos” na organização da biblioteca escolar.

Atuou também na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral”. Foi transferida, em 2009, para a Biblioteca Escola do Futuro “Arthur Natalino Deriggi”, exercendo a função de ‘Supervisor de Unidade’. Em 2016, seguiu para a Biblioteca Escola do Futuro “Dagnone de Melo”.  Estas duas unidades pertencem ao “Sistema Integrado de Biblioteca São Carlos” (SIBI), e são subordinadas à Secretaria Municipal de Educação.

Maria de Fátima aposentou-se no ano de 2011, e desenvolve, desde 2022, o “Projeto Kizomba”, no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette Dos Santos”. O projeto consiste em compor um acervo bibliográfico temático de livros e obras de referência com ênfase nas contribuições indígenas, africanas e afrodescendentes nas diversas áreas do conhecimento. Neste projeto, Maria de Fatima desempenhou a função de “contadora de histórias” durante o segundo ciclo de visitas monitoradas do Ensino Fundamental ao “Centro Afro”, que integra parte do projeto “São Carlos de Braços Abertos” da Secretaria Municipal de Educação.

Deixe seu comentário: