Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Dia D contra o Sarampo acontece neste sábado em São Carlos

Compartilhe:
thumbnail_vacina_sarampo-3

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos, seguindo orientações do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, realiza neste sábado, dia 19 de outubro, das 8h às 17h, o Dia D de vacinação contra o sarampo para imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias).

A campanha de vacinação contra o sarampo já está sendo realizada em todo o país desde o dia 7 de outubro, porém o Dia D é mais uma oportunidade que os pais têm para verificar o cartão de vacina dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na faixa etária estabelecida. A campanha continuará em todo o país até 25 de outubro.

“Nesta faixa etária, o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias, de acordo com o Calendário Nacional. Com a campanha e agora no Dia D queremos nos certificar que este público está em dia com a vacinação, além de garantir que as crianças de 6 a 11 meses se protejam com a dose zero contra o sarampo”, explicou Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.

Kátia Spiller, ressalta, ainda, que a dose zero, não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Elas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção e, por isso, convocamos as mães, pais, familiares e responsáveis que ainda não imunizaram seus filhos para levarem as crianças nas unidades de saúde neste sábado”, finaliza Spiller.

Em São Carlos já foram registradas 99 notificações (7 notificações em julho, 29 em agosto, 49 em setembro e 14 em outubro), sendo 23 casos confirmados, 46 descartados e 30 estão aguardando resultado de exame. Em 2019 foram aplicadas no município 15.601 doses da tríplice viral. Para a campanha a Vigilância Epidemiológica de São Carlos recebeu mais 5 mil doses da vacina.

No estado de São Paulo já foram registrados 39.558 casos suspeitos de sarampo, 8.619 confirmados, 13.116 descartados e 17.823 estão em investigação. 12 óbitos já foram regitrados na grande São Paulo. Entre os casos confirmados, houve o registro de 15,3% de hospitalizações (35,6% das hospitalizações foram em menores de um ano).

As doses da vacina tríplice viral estarão disponíveis em São Carlos neste sábado (19/10) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde Da Família (USF).

Deixe seu comentário: