Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

“CORTANDO O CICLO DO CEROL”

Compartilhe:
cerol
Por Prof. Fábio Felipe (Jamaica)  
Há aproximadamente 40 anos atrás as crianças aqui, da nossa região, tinham uma brincadeira, na verdade uma atividade que contemplava diversos aspectos de uma boa educação, esta brincadeira era EMPINAR PAPAGAIO.
Empinar papagaio envolvia conceitos de química na execução da árdua tarefa de “achar o ponto” da cola de farinha, envolvia conceitos de física (aerodinâmica), pois o papagaio tinha que voar e não ficar penso envolvia noções básicas de marcenaria na hora de “afiar” a vareta de bambu, envolvia conceitos de educação artística; pois “bolávamos” e executávamos o projeto pensado para termos o nosso papagaio, podia ser uma pipa, um maranhão, um quadrado e os pequenininhos faziam uma capucheta.
Havia diversão, não havia tensão, não comprávamos nossa pipa por um real e passávamos cerol na linha para “cortar” a linha do outro.
O outro era meu parceiro na brincadeira que começava bem antes, na cola de farinha. Não botávamos a nossa e a vida dos outros em risco.
Imagino um pai que leva seu filho para soltar uma pipa no campinho e de repente um destes “marmanjos” irresponsáveis cortam a linha da criança, pronto; chegamos àquele momento de tensão!
O uso do cerol e os equipamentos modernos deturparam a essência da brincadeira de “empinar papagaio”. Os equipamentos modernos são frutos da própria modernização da sociedade que mercantilizou todas as atividades do nosso cotidiano, mas qual a razão do uso do cerol?

O QUE É CEROL?

Cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças.

Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro.
O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas.
QUAIS OS RISCOS QUE ELE PODE CAUSAR PARA O NOSSO CORPO?
Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas, os motociclistas são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido à falta de proteção.
Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos.
Existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Capacetes sem as viseiras podem favorecer o corte no rosto e olhos.
Apesar das várias campanhas alertando para o perigo dessas “brincadeiras”, pouco tem surtido efeito, pois o cerol ainda continua sendo utilizado indiscriminadamente e fazendo suas vítimas por todo o país.
É necessário que os pais tomem as rédeas dessa situação e promovam uma conscientização sobre essa prática, educando seus filhos sobre as consequências do uso do cerol.
Se ocorrer um acidente causando a morte da vítima, a pessoa que contribuiu para o acidente poderá ir para a cadeia se for identificada.
Outras penalidades são previstas para quem coloca a vida de terceiros em risco, portanto, mesmo que não ocorra alguma morte, há mecanismos de punição para os pais e os adolescentes envolvidos nos acidentes.
Empinar pipa é uma diversão saudável que remete a nossa infância trazendo grandes recordações, só não podemos transformar essa brincadeira inocente em uma arma perigosa que pode mudar a vida de outras pessoas para sempre.

ONG FORMIGA VERDE
CEMEI KEPPE 2014

Deixe seu comentário: