Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Câmara Municipal aprova homenagem à memória de Dom Joviano Lima Júnior

Compartilhe:
thumbnail_D. Joviano

Na última sessão da Câmara Municipal realizada na terça-feira (24), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que denomina a praça localizada no bairro Vila Boa Vista de “Praça Dom Joviano de Lima Júnior”.

De autoria dos vereadores Gustavo Pozzi, Marquinho Amaral e André Rebello, a homenagem realizada ao 5º Bispo da Diocese de São Carlos se dá pelo seu histórico de ações pela Igreja Católica e por toda a comunidade. D. Joviano, ordenou 30 Diáconos Permanentes e 27 presbíteros, criou 14 paróquias e 2 quase paróquias.

A morte de D. Joviano completará 10 anos no próximo dia 21 de junho. De modo a marcar sua passagem pela Diocese de São Carlos, seu nome será eternizado nesta singela homenagem com a denominação da praça.

D. Joviano nasceu em 23 de abril de 1942 em Uberaba (MG), filho de Joviano dos Santos Lima e de Olga de Oliveira Lima, ambos falecidos. Em sua terra natal, terminados os estudos primários, ginasiais e colegiais no Colégio Diocesano dos Irmãos Maristas, ingressou no Noviciado da Congregação do Santíssimo Sacramento, em 1964. Ainda nesta mesma cidade, recebeu o presbiterato das mãos de D. Almir Marques Ferreira, na Igreja de Santa Teresinha.

Tendo realizado estudos universitários em Filosofia, Pedagogia, Ciências Sociais e Liturgia, dedicou-se ao magistério e à pastoral nos campos da animação vocacional, litúrgica, familiar e ecumênica, no Brasil (especialmente na Diocese de Santo André e Arquidiocese de São Paulo e Uberaba) e no exterior (Dublin, na Irlanda, em Cleveland e Nova York, nos Estados Unidos).

Foi pároco dois períodos em Santa Ifigênia e coordenador da pastoral do Setor Catedral, em São Paulo, e pároco da Adoração, em Uberaba. Exerceu a função de secretário executivo e posteriormente o mandato de presidente da CRB Regional de São Paulo. Em sua Congregação, foi Diretor dos Estudos, Mestre de Noviços, Superior, Conselheiro, Provincial, Consultor Geral e Vigário Geral.

Escreveu alguns livros sobre Liturgia e colaborou em diversos periódicos e revistas no Brasil e no exterior (Itália e USA). Foi Assistente Eclesiástico do Instituto Secular Servitium Christi, inspirado no carisma sacramentino.

Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Bnedito de Ulhôa Vieira.

Eleito Bispo de São Carlos em 25 de outubro de 1995, e Sagrado em 27 de dezembro de 1995, tomou posse em São Carlos no dia 21 de janeiro de 1996.

Durante seu episcopado na Diocese de São Carlos ordenou 30 Diáconos Permanentes e 27 presbíteros, e durante a sede vacante, mais dois presbíteros. Criou 14 paróquias e 02 quase-paróquias. Em Ribeirão Preto desde a sua posse no dia 03 de junho de 2006, ordenou 16 presbíteros diocesanos e 1 religioso.

Foi Vice-Presidente do Regional Sul 1, membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

Faleceu em Ribeirão Preto, no dia 21 de junho de 2012, aos 70 anos, vítima de câncer no intestino.

Foto

Dom Joviano Lima Júnior (1942-2012): Homenageado com nome de praça no bairro Vila Boa Vista

Deixe seu comentário: