Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Bira e Paraná Filho pretendem reforçar a segurança na zona rural

Compartilhe:
3eb466ca-9367-4e29-b25f-f8d563471632

Pensando em buscar alternativas para melhorar a segurança na zona rural de São Carlos, o vereador Ubirajara Teixeira – Bira (PSD) e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Dhony Oliveira Souza – Paraná Filho, foram em Ibitinga (SP) conhecer a Ronda Rural que é realizada na cidade.

O vice-prefeito de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches (PL) explicou para Bira e Paraná Filho como deu início e o funcionamento da Ronda Rural. “A criação da Ronda Rural, há 15 anos, é uma iniciativa única em toda a região e foi uma parceria entre a Prefeitura, Sindicato Rural de Ibitinga (SRI) e a Polícia Militar. Os policiais devem passar pelos bairros rurais, parando para conversar com as pessoas e abordando veículos. Esse trabalho é muito importante, pois transmite segurança para os produtores rurais”, contou.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento gostou do projeto, principalmente do cadastramento das propriedades, e acredita que uma união poderá fazer com que São Carlos também possa ter um serviço semelhante ao realizado em Ibitinga. “São Carlos tem uma área rural muito extensa e o mais interessante foi o cadastramento das propriedades que aconteceu em Ibitinga, até mesmo sendo utilizado um GPS para auxiliar com que serviços essenciais tenham um acesso rápido e exato em cada uma delas. Se conseguirmos realizar um banco de dados formado com georreferenciamento pontual da entrada principal de cada propriedade, nome do imóvel, nome do proprietário e telefone para contato, será um avanço para São Carlos e com isso possamos realizar um plano de segurança para zona rural”, comentou Paraná Filho.

O vereador destacou a visita em Ibitinga. “Foi uma reunião muito interessante, pois conhecemos como funciona a Ronda Rural em Ibitinga e agora vamos buscar apoio para que consigamos implantar em São Carlos uma ação semelhante à que existe lá, como o intuito de melhorar a segurança na zona rural. Gostaria de agradecer o vice-prefeito Frauzio por ter nos recebido e nos apresentado o projeto desenvolvido em Ibitinga e ao secretário Paraná Filho que se mostrou bem interessado em fazer com uma ideia semelhante seja feita em São Carlos, o que trará mais segurança aos proprietários”, observou Bira.

A Ronda Rural poderá inibir ações criminosas realizadas em chácaras, sítios e fazendas, que geralmente são alvos de bandidos, que aproveitam a distância, a falta de segurança e as dificuldades de comunicação para praticar delitos com mais facilidade e menos impunidade.

Em São Carlos, muito se ouve falar em furtos e roubos que acontecem em propriedades rurais, porém em diversas situações os casos não são registrados, o que atrapalha o trabalho das Polícias Militar e Civil. “Para que tenhamos mais força para implantar a Ronda Rural em São Carlos, precisamos que as vítimas registrem Boletim de Ocorrência (BO), sejam quais forem os crimes, desde pequenos furtos e até roubos de equipamentos grandes como tratores, precisam ser informados para a Polícia, para que possa ser planejado um policiamento mais efetivo na zona rural, porque são as estatísticas que definem a quantidade de policiais e equipamentos disponíveis para cada município”, ressaltou o vereador Bira.

Deixe seu comentário: