Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Araraquara registra 12ª morte por dengue em 2022

Compartilhe:
araraquara-registra-12a-morte-por-dengue-em-2022-PsKV
Cidade vai criar Comissão Técnica para investigar relação de agravamento da dengue com a COVID e outras doenças
Postado em: 16/05/2022 às 20:25
Autor: Chico Lourenço
Por https://portalmorada.com.br/noticias

Araraquara confirmou nesta segunda-feira (16), a 12ª morte por dengue no município em 2022. Os últimos óbitos confirmados por dengue são de uma idosa de 82 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade da rede particular e faleceu no último dia 7 de abril. E um idoso de 83 anos, também com comorbidades, que faleceu em sua residência no dia 25 de abril.

Os dois casos estavam sendo investigados pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Desses 12 óbitos, 3 pessoas estavam internadas em unidade hospitalar pública, e 8 em unidade particular.

Todos os casos já estão sendo avaliados pela Comissão Técnica de Investigação de Agravos Relacionados às Arboviroses, assim como os casos de maior gravidade registrados no município.

Comissão Técnica de Investigação

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, está criando uma Comissão Técnica de Investigação de Agravos Relacionados às Arboviroses, para aprimorar as investigações sobre os casos mais graves e de óbitos decorrente de dengue, registrados em 2022.

A Comissão está sendo criada por meio do decreto municipal nº 12.874, publicado em 13 de maio de 2022. O documento aponta que é objetivo dessa comissão atuar na assistência ao paciente e vigilância epidemiológica de arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, além de ações de campo relativas ao controle vetorial, intersetorialidade, comunicação, mobilização social e educação em saúde.

A médica Talitha Martins, secretária municipal de Saúde interina, explica que essa Comissão deverá avaliar por que a dengue está exigindo mais assistência médica, com mais casos de internações, e se os óbitos já registrados estão relacionados a outras doenças, entre elas a Covid-19.

Deixe seu comentário: